sábado, 6 de agosto de 2011

SOCIOLOGIA 01- Conteúdo programático da disciplina Sociologia

Conteúdo programático da disciplina Sociologia
1ª Fase
1. o conhecimento em ciências sociais – introdução ao estudo da sociologia
1.1.  A revolução Industrial e o surgimento das ciências sociais
1.2.  As principais correntes teóricas e as possibilidades da análise científica dos problemas sociais
1.3. A divisão do trabalho e as várias formas de trabalho escravo, servil e assalariado
1.4.  O trabalho na sociedade capitalista e as transformações recentes no mundo do trabalho.
1.5. A sociologia Ambiental

Conceito de ciências sociais

“ podemos definir melhor o mundo se soubermos que todos os acontecimentos humanos são naturais, isto é, são   produtos de forças naturais, suscetíveis de serem analisadas e controladas”.
Podemos definir as Ciências Sociais como o estudo sistemático do comportamento coletivo ou do comportamento social do homem.
Seu objeto de estudo é o comportamento social do homem.
Comportamento individual é aquele que alinha-se, origina-se no indivíduo como organismo biológico.
Comportamento social – realizam-se a cada momento e existem porque o homem vive em sociedade e em razão direta dessa vida comum, dessa convivência.
Podemos exemplificar como comportamentos sociais: um colecionador troca um selo com outro, um garoto compra um sorvete na esquina, um empregado conta um salário que acaba de receber etc. Esses tipos de comportamentos envolvem “troca’, compra estruturas e tipo de trabalho

O Surgimento

A Sociologia é resultado de uma tentativa de compreensão de situações radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista. Tenta dialogar com a sociedade capitalista em suas diferentes fases.
Podemos definir a sociologia como um conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social. A ciência que se preocupa com o estudo da sociedade em todas as suas complexidades; a Ciência que tem por objeto estudar a interação social dos seres vivos nos diferentes níveis de organização da vida.
            A sociologia procura refletir sobre a sociedade, desejo de intervir nos rumos dessa civilização, influência do pensamento científico nessa sociedade civil na vida social.
        
A sociologia é uma ciência contraditória, pois pode estar a serviço tanto das elites, quanto ser a expressão teórica dos movimentos revolucionários.
O surgimento está relacionado com a influência do pensamento moderno e das transformações tecnológicas, da revolução francesa e da revolução industrial.
            Foi resultando também da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estava em curso.
            Momento decisivo: o acirramento das contradições do capitalismo.
Revolução Industrial e a revolução Francesa, constituíram a instalação definitiva da sociedade capitalista. A revolução Industrial, representou o triunfo da Industria capitalista, do empresário que concentrou máquinas, terras e as ferramentas em suas mãos, convertendo grande massas humanas em simples trabalhadores despossuídos; o novo modo de vida solapava os antigos modos de ida, a tradição artesanal- as máquinas não destruíam apenas o artesão independente mas também, o submeteu a uma severa disciplina, as novas formas de conduta em relação ao
 trabalho.

O capitalismo também proporcionou:
- formação de uma sociedade industrializada, urbanizada, em ritmo crescente que implicava na reordenação da sociedade rural, a destruição da servidão, o desmantelamento da sociedade patriarcal.
- urbanização, inserção de mulheres e crianças na exploração do trabalho, sem garantias legais;
- miséria, fome e pobreza nos centros urbanos e prostituição, alcoolismo, o infanticídio e epidemias;
- aparecimento do proletariado.

Obs: essas mudanças colocaram a sociedade num plano de análise, ou seja, esta passava a se constituir em um “problema”, em “objeto” que deveria ser investigado
O Iluminismo e a Revolução Francesa foram os desencadeadores das mudanças políticas que propiciaram o surgimento da sociologia, pois os pensadores franceses, procuravam mudar a sociedade que estava assentada no “antigo regime”, que privilegiava apenas uma minoria da sociedade e impedia a ascensão, a mobilidade entre as camadas sociais.
A revolução francesa investiu decisivamente contra os fundamentos da sociedade feudal procurando construir um Estado que assegurasse sua autonomia em face da Igreja e que protegesse e incentivasse a empresa capitalista; representou também a investida da burguesia ao poder, derrubando o “antigo regime” mobilizando as massas e fechando, posteriormente, seus sindicatos; objetivava principalmente em abolir radicalmente a antiga forma de sociedade com suas instituições tradicionais, seus costumes e hábitos arraigados e ao mesmo tempo promover mudanças profundas inovações na economia, na política, na vida cultural e etc.
Para Saint-Simon, um dos fundadores da sociologia no século XX, esta ciência deveria funcionar como um estabilizador da Nova Ordem criada pelas revoluções.
Para Augusto Comte, o homem deve aceitar a ordem existente, deixando de lado sua negação. A sociologia deveria orientar-se no sentido de conhecer e estabelecer aquilo que ele denominava de leis mutáveis da vida social, abstendo-se de qualquer consideração crítica, eliminando qualquer discussão sobre a realidade existente.
Émile Durkheim, formula uma das primeiras respostas intelectuais à crise social segundo ele a nova ciência deveria repensar o problema da ordem social, enfatizando a importância de instituições como a autoridade, a família, a hierarquia social, destacando a sua importância teórica.
           

A oficialização da sociologia foi, portanto, em longa medida, uma criação do positivismo. Separação da filosofia e da economia política, criando um objeto autônomo “o social”, postulando uma independência dos fenômenos sociais em face dos econômicos. Não será esta sociologia, criada e moldada pelo espírito positivista que colocará em questão os fundamentos da sociedade capitalista, então, plenamente configurada. Também, não será nela que o proletariado, esse rebento da revolução industrial, buscará seu referencial teórico, para levar adiante as suas lutas na sociedade de classes. É nesse contexto, que a sociologia vincula-se ao socialismo e a nova teoria crítica da sociedade passa a estar ao lado dos interesses da classe trabalhadora. Envolvendo-se desde o seu início, nos debates entre as classes sociais, nas disputas e nos antagonismos que ocorriam no interior da sociedade, a sociologia sempre foi algo mais do que mera tentativa de reflexão sobre a moderna sociedade. Suas implicações sempre contiveram intenções práticas, um desejo de intervir no rumo desta civilização, tanto para manter como para alterar os fundamentos d sociedade que a impulsionaram e a tornaram possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário